Fonte: sobreadministracao.com

O imperdível e sempre surpreendente HSM Expomanagement 2010, onde grandes pensadores da gestão estão discutindo novas idéias para o futuro. Com a participação de profissionais renomados como Philip Kotler, Jim Collins etc, o evento traz o que há de melhor no pensamento da gestão moderna.

kotler_hsm

Na terça-feira, dia 09 de novembro, subiu ao palco o mago do Marketing Philip Kotler para uma palestra sensacional sobre o Marketing 3.0. Dentre os diversos conhecimentos compartilhados e discutidos no evento, Kotler falou sobre as 8 características das empresas mais admiradas ao redor do mundo, listadas no  livro “A Bolha da Marca”, que analisou 40 mil marcas mundiais durante 20 anos. Estas características são:

1 – Alinham os interesses de todos os grupos de stakeholders.

2 – Os salários de seus executivos são relativamente modestos.

3 – Adotam uma política de “portas abertas” de acesso à alta gerência.

4 – A remuneração e os benefícios de seus funcionários são elevados para a categoria; o treinamento de seus funcionários é mais longo; e a rotatividade da mão de obra é menor.

5 – Contratam pessoas que têm entusiasmo pelos clientes.

6 – Consideram os fornecedores parceiros legítimos, que colaboram para melhorar a produtividade e a qualidade e para reduzir os custos.

7 – Acreditam que a cultura corporativa é seu maior ativo e sua principal fonte é a vantagem competitiva.

8 – Seus custos de marketing são muito menores que os de outras empresas do setor e, ao mesmo tempo, a satisfação e a retenção de clientes são muito maiores.

Kotler defendeu também a idéia de que as empresas que criam um bom relacionamento com os seus clientes acabam por colher uma espécie de propaganda gratuita, graças ao “amor” que elas despertam em seus clientes. Kotler afirmou que: “Se você cria um caso de amor com seus clientes, eles mesmos se encarregam por fazer a sua publicidade”.